segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conceito de Multimédia


- Multimédia é a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (textos, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).



O que é pixel?

- Pixel, deriva da junção dos termos Picture e element, formando assim a expressão, elemento de imagem. Ao vermos uma imagem com um alto índice de aproximação, conseguimos identificar pequenos quadrados de várias cores, que somados, formam um desenho completo. Esses pontos, têm como nome pixels.


Imagens bitmap e vectoriais

- As imagens bitmap : (chamadas também imagens raster): trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, são um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, cada um dos pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.

- As imagens vectoriais : são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento. Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação).
Visto que uma imagem vectorial é constituída apenas por entidades matemáticas, é possível aplicar-lhe facilmente transformações geométricas (zoom, expansão…), enquanto uma imagem bitmap, que é feita de pixéis, poderá sofrer tais transformações apenas com uma perda de informação, chamada distorção. Chama-se assim pixelização ao aparecimento de pixéis numa imagem depois de uma transformação geométrica (por exemplo a ampliação).
No entanto, uma imagem vectorial permite apenas representar formas simples. Por exemplo as fotografias realistas não podem ser trabalhadas vectorialmente.




Formatos de imagens: BMP - GIF – TIFF – JPEG - PNG



BMP - Windows Bitmap
Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows.
Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.

GIF - Graphics Interchange Format
Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame.
Foi substituído pelo PNG.


TIFF - Tagged Image File Format
Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também é muito usado como opção nas câmaras fotográficas.
É um formato de arquivos que quase todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital.
O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.
O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos.

JPEG - Joint Photographic Experts Group
A extensão em DOS é "JPG".
É o formato mais utilizado e conhecido actualmente.
Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimédia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.


PNG - Portable Network Graphics
É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.
Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável). Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.